sexta-feira, 29 de junho de 2012

Futebol: Um esporte de todos.

Que semana agitada! Vitória da Espanha sobre Portugal, Corinthians chegando muito próximo de uma possível vitória inesquecível e... Sim, os torcedores cegos!


Acho interessante vir ao blog expor meu ponto de vista ao invés de fazê-lo repetidas vezes em redes sociais.
É lógico que as pessoas que nos seguem ou tem adicionados sabem dos nossos gostos e tem de respeitá-los, mas também nós devemos saber fazer bom uso do espaço virtual que nos é cedido e saber respeitar a todos que nos cercam.


Como corintiana que sou é um pouco inevitável ser espaçosa e escandalosa, em dias de jogo, mas com o tempo e também observando a todos em rede social num geral, aprendi o quanto pode ser chato alguém marcando em cima de um assunto por muito tempo.


Para qualquer time e qualquer torcida é chato ter "antis" fazendo piadinha do time adversário de forma repetitiva e cansativa. Algo que me incomoda particularmente são os "narradores virtuais". 


Dicionário da Tay


Narrador virtual: Individuo sem preparação ou formação sobre o assunto que julga virtual e excessivamente determinado assunto baseado unicamente em seu ponto de vista fanático.


Sabe aquele seu amigo que não assistiu nenhum jogo do campeonato e de repente compartilha todos as imagens do "esporte clube daora do coração"? Então. Quando não se trata de quem só torce se o time vai bem ainda temos o caso de quem simplesmente torce contra. Não tem time nenhum, mas tem prazer de irritar todos os amigos torcedores do facebook compartilhando fofoca do Globo Esporte.


Torcer é saudável, é gostoso, rende risadas e churrasco de graça... Mas concentrem-se em assistir o jogo, comentar "Gol" no twitter e dizer que está feliz no fim do jogo no facebook.


Dica de torcedora e de alguém que pretende seguir carreira no ramo do jornalismo esportivo!


A propósito, dica da semana! Estava procurando algum livro interessante na maxsigma essa semana, e me deparei com essa dádiva dos Deuses -ao menos pra mim- o livro Jornalismo Esportivo de Paulo Vinicius Coelho. 


O cara escreveu, e muito bem, sobre a realidade da profissão e que nem tudo é "ser torcedor e já está bom demais". Vale a pena ler se quiser seguir carreira, ou se você faz algum dos itens acima.



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Segundo uniforme 2012/13 Liverpool Fc


Há quem dissesse que estávamos acabados por sermos abandonados pela Adidas... Mas quem renasceu das cinzas como a fênix? Sim senhor, eis nosso novo kit 2012/13 agora patrocinado pela não tão grande e famosa, mas corajosa e confiante, Warrior!


As vendas desse kit, dito por haters como um pijama do Liverpool, bateu em 100% o ultimo fornecido pela Adidas. Chupa Adidas!









O design desse uniforme foi inspirado no uniforme 1900-1906 que tem esse "babador em cinza" pela influência marítima em Liverpool naquela época.


Não sei se eu tenho gosto peculiar pelos uniformes ditos "feios" pela nação Scouser, mas me senti terrivelmente tentada a passar o cartão e esperar uma eternidade pelo uniforme no tamanho M infantil, do goleiro, lógico! rs





















terça-feira, 29 de maio de 2012

Futebol e racismo na Ucrânia / Progressão ou regressão na "raça pura"?

Rondando os perfis de facebook pela manhã eu acabei por topar com esse vídeo a partir de um compartilhamento de uma amiga, também fã de futebol e blaugrana, obrigada pelo vídeo Drielle!

O que temos visto e por mais absurdo que pareça temos nos acostumado são com os crimes psicológicos em meio a essa paixão que é o futebol.

Em várias cenas e até pelo título pode-se observar o desrespeito mútuo dos torcedores ucranianos em relação à jogadores negros, uma realidade que a FIFA deveria estudar a fundo já que escolheu o país e alguns estádios de lá para alguns jogos da Eurocopa.

Vale lembrar que grandes jogadores de seleções presentes na Eurocopa são negros e mestiços, além disso são heróis para seus torcedores e devem ser respeitados! O argumento de "pagamos o salário deles" e "eles estão aqui para o nesse entretenimento" é tão batido quanto os ideais seguidos por esses cidadãos.

FIFA e UEFA responderam a essa questão dizendo que a Eurocopa será uma oportunidade perfeita para que essa "situação" seja resolvida. Mas, prestem atenção no final desse vídeo... Naquele garoto saindo machucado e ainda assim sendo agredido pelos outros "torcedores", será que pode mesmo haver uma "oportunidade" para que essa situação estabilize?

 Sol Campbell se pronunciou a respeito dizendo que "um país com indícios tão altos de racismo e discriminação não deveriam participar de eventos futebolísticos de tamanho prestigio".

Certamente que não. Mas esse vídeo é só uma prévia do que deve ser mostrado ao mundo.
As vezes consideramos futebol um entretenimento, algo que não tem apelo politico ou social algum.
A não ser quando somos bombardeados por noticias de dividas aos cofres públicos e esquemas de fraude.

O que deve ser levado em conta é o quanto futebol ajuda países a tirar suas crianças de ruas, de uma vida miserável e um destino cruel. Responder a esta realidade agindo com total desrespeito a vidas humanas, sim vidas humanas, pois antes de jogadores eles são seres humanos e devem ter respeito à vida, é algo correspondente à uma raça que auto-denominasse pura?

Esta realidade deve ser levada à casa de todo e qualquer cidadão de mundo para que leve-se em conta um fator: Se eles, as denominadas ricas e poderosas estrelas, são tratados como animais o que te faz pensar que nós, meros mortais, não podemos ser tratados ainda pior por nosso baixo e limitado poder?


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Relatos de uma Scouser em crise / Final da Champions League

Uma das coisas que eu acho essencial é mostrar que além de notícias esse blog, por parte da nossa equipe, também mostra suas análises e pontos de vistas. Ou seja, você pode ou não aceitar o que escrevemos, mas sempre mostramos primeiro os fatos e nossa conclusão como admiradores e torcedores do bom e velho futebol.

De início eu quero compartilhar com vocês que fiz a besteira de gastar R$60,00 pra ver a final da Uefa em 3D no cinema. Acontece que como Scouser que sou (além de ter um time pra cada campeonato) ainda tenho de viver numa cidade onde as pessoas são do contra, ou seja, eles torcem pro Chelsea.

Isso está com cara de relato de sofredor, enfim...

Apesar da maioria dos torcedores serem em favor do Chelsea o que me surpreendeu foi o respeito dentro daquela sala. Aquelas piadinha infames, mas no geral toda a galera conseguiu fazer o que de fato deveria ser feito: Curtir o jogo.

Torcedores do Bayern acompanhando a equipe pelo telão, em Munique.


O primeiro tempo me arrancou bocejos e praguejos internos. Em compensação meu ponto de vista em relação era que o Bayern tinha uma movimentação de time, entendem? Passe de bola, ataque constante, boa defesa, um goleiro que ganhou meu total respeito, mas que infelizmente só conseguia partir pra ofensiva pelo lado esquerdo. Faltou um ensaio para uma nova forma de chegar ao campo de ataque e alguém com tática na pequena área.

O segundo tempo foi aquela tristeza. Um gol excelente de Müller que em seguida foi substituido quando todos, e até os Blues, acreditavam ser o fim do jogo. Por outro lado o Chelsea me surpreendeu em um quesito: Não desistiu de lutar mesmo nos ultimos minutos, lutou como se fosse pela própria vida e conseguiu um gol.

Do contrário do Bayern que tentava uma movimentação num todo com seus jogadores, o Chelsea buscava salvação num único jogador: Drogba.

Tenha sido talvez um erro trágico, uma movimentação e interação maior teria tornado o time mais ofensivo e o jogo seria ainda mais traumático ao Bayern. Terry foi um nome que fez falta em campo, mas os Blues sentiram-se vingados, ainda não sei bem por quê, pelo garoto Torres.

Assim que entrou mostrou rapidez, mas pouca criatividade.

Os gols foram feitos, empates também e logo estávamos com nossos celulares em mãos para desmarcar os compromissos e acalmar as mães com um "vou me atrasar" de sms. Fazer o quê, final de campeonato e de Uefa é isso mesmo!

Pênaltis. Aquele sentimento de não sei se choro de alegria, desespero, de emoção ou se entro em colapso total.

Cech! O goleiro que foi o nome da partida.
Além de fazer belas defesas nas cobranças ainda fez um belíssimo gol do qual eu mesma saí da sala sem acreditar ter visto.

De qualquer maneira, o meu medo, e da maioria dos torcedores em favor do Bayern era que Robben batesse algum pênalti. Levando em conta o desastre daquela falta todos tremeram na hora das cobranças. O ultimo a bater, e a ultima esperança, foi nosso caro Schweinsteiger (rolou um cópi e cola violento aqui, rs), não foi o salvador enfim, mas deu seu melhor durante a partida.

Os nomes das partidas foram seus respectivos capitães e os fiéis escudeiros Drogba e Müller.

É, eu sai do cinema antes de vê-los levantarem a taça... Mas sai com aquela sensação, sabe aquela de que seu time fez o que pode? Apesar da derrota eu, os torcedores, e aquela equipe puderam sair de cabeça erguida pois tinham cumprido seu papel e jogado como uma verdadeira equipe. Acreditamos que o time é uma belíssima constelação, com todas as suas estrelas, todas com o mesmo brilho. Acreditamos na vitória em um todo, por todos. Pois só essa vitória é a verdadeira vitória.



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pep Guardiola, o jogador que pôs Romário na Copa de 94. Homenagem e reflexões.


Por Danilo de Assis Clímaco, retirado do blog http://pensarjusto.blogspot.mx 
Esse título sensacionalista é quase totalmente falso. Mas só quase totalmente. 
Pep passa para o Romário dar o drible
da vaca no Alkorta e fazer um dos gols
mais lembrados do Barça, o primeiro
dos 5 contra o Madrid naquele jogo.
A história do Romário com a Copa de 94, muita gente lembra: no final de 92, ele ficou na reserva de Careca e Bebeto em um amistoso e reclamou. O orgulhoso Zagalo, segundo treinador da seleção, vetou futuras convocações do Baixinho. Mas nas eliminatórias de 1993 o Brasil jogava sem nenhum brilho, sendo que o Romário tinha sido contratado pelo Barcelona e tava arrasando na pré-temporada. 

Então, pouco antes do jogo do Brasil contra o Uruguai, que definiria o classificado para a Copa, o Barcelona fez seu primeiro jogo do campeonato espanhol, contra a Real Sociedad, ganhando com três gols do Romário. Aí o Parreira, técnico da seleção, disse que contra essa evidência não havia nada que fazer, passou por cima do Zagallo e convocou o Romário. O Baixinho meteu dois gols no Uruguai, nós fomos à Copa e trouxemos o tetra.

Onde entra o Guardiola nessa história? Foi ele que deu os três passes de gol, está aqui o youtube que não me deixa mentir: http://www.youtube.com/watch?v=wgLlvzhYqd4 (entre o 0min52s e o 1min36s; o vídeo é dos 30 gols do Romário na temporada 93-94, dez dos quais a passe direto do Guardiola). Ou seja, se o Guardiola não colocou o Romário até a Copa de 94, o deixou na porta. 

Agora, o interessante é que, como Dunga, Mazinho e Mauro Silva, o Guardiola era volante, o único de um time que jogava só com um zagueiro e dois laterais. Ou seja, ele era o quarto jogador mais recuado do time e, no entanto, era quem dava mais passes de gol. A tradição recente do futebol brasileiro não pode conceber jogadores assim, pois a principal missão do volante é terminar o jogo do adversário, não começar o próprio, como no Barcelona de Johan Cruyff (1) em diante.


Só assim podemos entender como, mesmo sem outra virtude defensiva que a inteligência tática, o franzino Guardiola se transformou no maior intérprete das idéias do técnico holandês, a ponto de que certa vez, quando pediram ao Cruyff que fizesse o melhor onze de todos os tempos, entre óbvios como Beckenbauer, Nilton Santos, Pelé, Maradona ou Garrincha, ele colocou o Guardiola. Vocês vão achar que isso não tem cabimento e eu não vou negar, mas temos que convir que se o Cruyff se engana, não pode ser sem uma mínima base na realidade. Guardiola era, de fato, excepcional. Ficava ali no centro do campo, pouco se movia, pois tinha duas habilidades incríveis: visão panorâmica do gramado e precisão milimétrica nos passes: tinha um olho para receber a bola e outro para ver o campo, antecipava movimentos de próprios e alheios e em um segundo repassava o couro para seu companheiro melhor colocado. Dava passes curtos e também grandes lançamentos, mas o que sempre me deixou admirado foram seus longos passes rentes ao chão que, sabe-se como, não tinha perna contrária para interceptar. Passes de dezenas de metros tão bonitos como este:http://www.youtube.com/watch?v=qCy0KjDmf3U -para um golaço do Romário- ele deve ter dado alguns milhares nos seus mais de 400 jogos como futebolista. Formidável.

E a excepcionalidade de seu talento se enlaçava com uma maturidade surpreendente. Em 1994, nas vésperas da final da Copa de Europa que terminou com uma dolorosa derrota de 4 a 0 para o defensivo Milan de Capello, ele deu uma entrevista a El País na qual mostrava uma lucidez própria de um veterano, que não do menino de 23 anos que era. Já então ele se debatia entre a idéia de passar toda a vida profissional no Barcelona e a de rodar o mundo jogando bola e aprendendo. E foi isso último o que aconteceu: com 30 anos, ele foi à Itália, onde jogou duas temporadas. Depois, outras duas no Qatar -onde foi treinado pelo ex-santista Pepe-. Começou então a fazer o curso para ser treinador, mas ainda deixou-se convencer pelo amigo Lilo e foi jogar mais seis meses no México. 

O técnico Cruyff, o jogador Guardiola
Tenho cá pra mim que aquela derrota para o Milan foi um dos fatores imporantes pelo qual ele não se aposentou no Barça. Pep foi pra Itália para viver e aprender da antítese do futebol holandês. Não porque ele tivesse se deixado catequizar pelos vencedores, mas porque teve ciência de que a herança de Cruyff somente poderia ser assumida para ser aperfeiçoada. Um time com jogadores maravilhosos como Romário, Serge, Guardiola, Stoichkov ou Koeman não poderia ter sido completamente dominado por um time de talento muito inferior, como aquele Milan. Mas foi, como também já o tinha sido em outros momentos: a consigna do Cruyff de que os jogadores tinham que sair a campo para se divertirem se enfrentava com sérias dificuldades quando se encontrava com um time de grandes zagueiros bem organizados.


Antes daquela final, Cruyff disse que esperava que ganhasse o Barça pelo bem do futebol. Mas hoje podemos pensar que o melhor pro futebol foi o Barça ter perdido. Guardiola, o mais novo daqueles jogadores derrotados, foi o suficientemente frio como para não deixar que a alegria fosse amargada. Iniciou um longo processo de aprendizagem que resultou, quinze anos depois, no mais perfeito jogo de futebol contemporâneo. Obviamente, o Barça do Guardiola treinador não foi perfeito, mas era capaz de sempre propor um futebol criativo sem o perigo de ser completamente desarticulado. Foi uma síntese do futebol ofensivo e do futebol defensivo, com a primazia clara do primeiro. Do futebol holandês vem a necessidade de tratar bem a bola desde a defesa. Do italiano ele observou a retranca e tomou dela aquilo que mais valia: a arte de ocupar os espaços, algo que os menos favorecidos fisicamente poderiam aprender (2).



Fica aqui então esta minha homenagem a um ídolo de minha adolescência. Escrevê-la em português é uma forma de atiçar a imaginação de nós brasileirxs, referências mundiais do futebol arte... pela força do passado, mais que pela dos nossos princípios. O meio campo é a alma de um time, mas nós o povoamos de volantes e passamos a viver da velocidade dos laterais e da capacidade resolutiva dos atacantes. A dificuldade desse sistema para gerar  meio-campista do nível dos que tivemos outrora ficou pateticamente patente quando o Barça ganhou do Santos por quatro a zero na final do Mundial de Clubes e o meio-campista de maior projeção do país, o Ganso, disse que sequer se imagina jogando no Barcelona, dada a superioridade dos seus homólogos catalães. Não em vão o nosso último grande time, o São Paulo do Telê (3), já tem mais de vinte anos. Tá passando da hora de que surja uma nova geração de treinadores brasileiros que refunde a ofensividade do nosso futebol.



Enfim, para que o futuro venturoso chegue (ou que o passado glorioso regresse), é preciso sonhá-lo. Deixemos então nossa imaginação começar a acreditar ser possível um volante como o que aparece fazendo estas jogadas:
 


Grande passe do Guardiola para o Iván que terminou em um golaço absoluto do Romário que o indecente do bandeirinha mal anulou. Estou indignado até hoje. Alías, esse jogo do Barcelona contra o Atlético, foi o melhor que já vi, com três gols computados pelo Romário - além de dois anulados – vale a pena ver todo o resumo:http://www.youtube.com/watch?v=JliQ2Am3qhQ



 
Esse vídeo é sobre a participação do Romário no 5 a 0 contra o Real Madrid, mas da para ver muito do jogo do Guardiola, inclusive o passe para o mais lembrado dos gols do Romário em Barcelona  (entre o 1min05s e o 2min15s)

Dezoito passes de gols do Guardiola, compilados pelo Paradigma Guardiola, site do Matías Manna: 
 

"Así jugaba Pep Guardiola", também compilado pelo Paradigma Guardiola, são todas as intervenções do Pep em um mesmo jogo, da para ver claramente como ele antes de receber a bola já sabia para quem passar, impressionante:
  

Terminemos, então, com o convite para que vocês visitem o site do  Matías Manna: 




(1)  O Cruyff, ele sim, foi o grande responsável pelo fato de Romário ter ido à Copa de 94. O Baixinho teria ficado na irrelevância mediática do PSV não fosse o fato do técnico holandês ter insistido muito com a diretoria do Barcelona para trazê-lo ao time.


(2) Vejam no maravilhoso site Paradigma Guardiola -de um fã que o segue antes dele ser treinador- algumas das reflexões do Pep que denotam este interesse de união entre o italiano e o “espanhol” (que é o que venho chamando nesse artigo de holandês... mas é bem verdade que a Espanha -a Catalunha especialmente- merece hoje um lugar próprio no futebol arte): http://www.paradigmaguardiola.blogspot.mx/2006/07/guardiola-sobre-el-campen-del-mundo.html.


(3) Aliás, em 1992, o São Paulo do Telê também dominou completamente o Barça do Cruyff e do Guardiola. Foi uma sorte para esses últimos que a final do Mundial de Clubes terminasse só dois a um para os paulistas. Um ano depois, em um jogo mais equilibrado, esse São Paulo ganharia também do Milan de Capello.




segunda-feira, 14 de maio de 2012

Definidos os campeões nacionais das ligas na Europa



Hoje foram definidos os campeões nacionais nas principais ligas da Europa. Na Inglaterra, o que marcou foi um jogo realmente impressionante entre Manchester City e Queen's Park Rangers, definindo o campeão inglês apenas nos segundos finais de jogo. O QPR vencia até os 46 do segundo tempo, mas Dzeko, e Aguero, aos 49 minutos, viraram para os Citizens dando o título para a equipe azul de Manchester, o que não acontecia há 44 anos.

Na Itália, a Juventus foi campeã com uma rodada de antecedência, vencendo o Cagliari por 2x0. A rodada final foi marcada pela última vaga na Champions, conquistada pela Udinese.



Na Espanha, o que ficou marcado foi, além da marca inédita do Real Madrid, ao ser a primeira equipe europeia a atingir 100 pontos em competições nacionais de 20 clubes, a queda do rebaixado Villareal, que perdeu por 1x0 do Atletico Madrid.

Agora resta a grande final do próximo sábado, na UEFA Champions League, entre Bayern vs Chelsea. Façam suas apostas!


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atlético de Madrid campeão da UEFA Europa League



A cidade de Madri está em festa. Não só pelo título espanhol do Real, mas também por um título de um outro Madri: o Atlético. Nessa quarta-feira, o time derrotou o Athletic Bilbao e se tornou campeão da UEFA Europa League.

A festa começou cedo, e com show de Falcão Garcia. Aos 7 minutos dominou da entrada da área, puxou para a esquerda mandou no ângulo do goleiro. Aos 34, outro gol de Falcão, confirmando o instinto de artilheiro. E só dava Atlético.

No segundo tempo, o Bilbao até tentou esboçar uma reação, mas a defesa do Atlético se mostrava muito bem treinada. Até que aos 39 do segundo tempo, Diego fez em um contra-ataque, e fechou o caixão. Atlético de Madrid campeão.

Agora a equipe pega em Agosto o vencedor entre Bayern-Chelsea, pela UEFA Supercup.


NOTA: Falcão está em grande forma, e deve ser contratado por um clube de ponta europeu, pois tem muito futebol para isso.
NOTA 2: Poucas vezes no futebol vi um time tão sentido com a derrota como o Athletic, os jogadores choraram bastante, uma atitude no mínimo emocionante. É o futebol.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Liverpool 4x1 Chelsea



Vingança é um prato que se come frio. E nessa terça-feira o Liverpool provou esse prato e engoliu a derrota para os Blues na final da FA Cup, aplicando 4x1 num Chelsea com time misto.

Essien (contra) abriu o placar para os mandantes. E a força do Chelsea que venceu em Wembley dessa vez não se repetiu. Henderson e Agger fizeram 3x0. Ramires (suspenso na final da UEFA Champions League contra o Bayern) diminuiu para os visitantes mas Shelvey incendiou Anfield. Uma bela vitória dos Reds.

O Liverpool não tem mais chances de ir para a UEFA Champions League, nem o Chelsea. Porém, os Reds disputarão a Europa League da próxima temporada, por terem vencido a Copa da Liga Inglesa, e os Blues, caso vençam o Bayern na final, serão automaticamente classificados para a UCL seguinte, para defenderem o título.


Kick-off: Gustavo Alves.

Bom, é a primeira vez que posto aqui, então devo me apresentar. Meu nome é Gustavo, podem me chamar de Guti. 17 anos, escorpião, e blábláblá. O que vocês realmente devem saber é que vou comentar bastante por aqui, e ao meio jeito. E esse jeito é bem aleatório, sem ficar em cima do muro, vou falar sobre as competições mais importantes da Europa, e sobre alguns jogadores em especial.

Sou totalmente imparcial e às vezes levo algumas coisas ao pé da letra. Tenho opinião própria e sei que isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Alguns vão gostar, outros não vão, mas o importante é que todos leiam, essa é a intenção.

Pra terminar, entendo muito bem de futebol, não preciso assistir os jogos pra falar que uma equipe foi melhor ou pior, e quem joga bola sabe. Enfim, essa foi a minha apresentação e espero que gostem dos posts e do blog. Divirtam-se.

Twitter: @GutiAlves
Facebook: http://www.facebook.com/guti.alves

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Liverpool vs Newcastle


Liverpool 3 x 1 Newscastle


Bons ventos sopraram na cidade de Liverpool, mais precisamente em Anfield.
Os Reds fizeram a sensacional partida 3x1 contra o Newcastle, com dois gols do Galês Bellamy e um sensacional gol do capitão Steven Gerrard. - Chupa Cornetas!


Com o resultado, o Liverpool chega a 34 pontos ganhos em 19 partidas. Os blues se equiparam, mas com uma partida a menos. Nessa terça-feira os Reds viajam até Manchester para enfrentam o City numa disputa que promete muitas emoções, lágrimas e unhas roidas.


Os gols foram abertos por Cabaye, Newcastle, e logo seguido por Bellamy. Um primeiro tempo com inicio dos visitantes, mas que foi facilmente equilibrado trazendo um segundo tempo mais emocionantes e com Anfield contagiante ao som do Hino de Steven Gerrard.


Agora é torcer por aquela vaguinha camarada tão suada na Champions League e quem sabe um Barça vs Reds novamente? Keep trustin' and... You'll never walk alone!