O que temos visto e por mais absurdo que pareça temos nos acostumado são com os crimes psicológicos em meio a essa paixão que é o futebol.
Em várias cenas e até pelo título pode-se observar o desrespeito mútuo dos torcedores ucranianos em relação à jogadores negros, uma realidade que a FIFA deveria estudar a fundo já que escolheu o país e alguns estádios de lá para alguns jogos da Eurocopa.
Vale lembrar que grandes jogadores de seleções presentes na Eurocopa são negros e mestiços, além disso são heróis para seus torcedores e devem ser respeitados! O argumento de "pagamos o salário deles" e "eles estão aqui para o nesse entretenimento" é tão batido quanto os ideais seguidos por esses cidadãos.
FIFA e UEFA responderam a essa questão dizendo que a Eurocopa será uma oportunidade perfeita para que essa "situação" seja resolvida. Mas, prestem atenção no final desse vídeo... Naquele garoto saindo machucado e ainda assim sendo agredido pelos outros "torcedores", será que pode mesmo haver uma "oportunidade" para que essa situação estabilize?
Sol Campbell se pronunciou a respeito dizendo que "um país com indícios tão altos de racismo e discriminação não deveriam participar de eventos futebolísticos de tamanho prestigio".
Certamente que não. Mas esse vídeo é só uma prévia do que deve ser mostrado ao mundo.
As vezes consideramos futebol um entretenimento, algo que não tem apelo politico ou social algum.
A não ser quando somos bombardeados por noticias de dividas aos cofres públicos e esquemas de fraude.
O que deve ser levado em conta é o quanto futebol ajuda países a tirar suas crianças de ruas, de uma vida miserável e um destino cruel. Responder a esta realidade agindo com total desrespeito a vidas humanas, sim vidas humanas, pois antes de jogadores eles são seres humanos e devem ter respeito à vida, é algo correspondente à uma raça que auto-denominasse pura?
Esta realidade deve ser levada à casa de todo e qualquer cidadão de mundo para que leve-se em conta um fator: Se eles, as denominadas ricas e poderosas estrelas, são tratados como animais o que te faz pensar que nós, meros mortais, não podemos ser tratados ainda pior por nosso baixo e limitado poder?
Nenhum comentário:
Postar um comentário